Livraria 18 de Abril

Register for free | Sign in

Allan Kardec

Hipolyte Leon Denizard Rivail, Educador francês, 1804-1869

 

 A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral.

 

 

 A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se encontra.

 

 

 Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.

 

 

 Melhorados os homens, não fornecerão ao mundo invisível senão bons espíritos; estes, encarnando-se, por sua vez só fornecerão à Humanidade corporal elementos aperfeiçoados. A Terra deixará, então, de ser um mundo expiatório e os homens não sofrerão mais as misérias decorrentes das suas imperfeições.

 

 

 Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado.

 

 

 O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

 

 

 Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações.

 

 

 Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.

 

 

 Pelo espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável.

 

 

 Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea.