Livraria 18 de Abril

Cadastre-se gratuitamente | Entrar

Nosso corpo e a saúde

   

Nosso corpo é uma verdadeira máquina, formado por trilhões de células perfeitamente organizadas em tecidos e órgãos que diariamente executam uma perfeita sinfonia de funcionamento.

É comandado pelas glândulas que secretam hormônios e pelo sistema nervoso, que emite impulsos que permitem nosso pensamento, nossos movimentos, nossa respiração e funcionamento cardíaco.

Em sua grande maioria, nascemos com corpos perfeitos. Há, com certeza, aqueles que nascem com doenças, as chamadas doenças hereditárias ou aquelas adquiridas durante a gestação. Mas, esses, são a minoria.

Este corpo perfeito que recebemos é um verdadeiro presente de Deus, e deve ser tratado com respeito e cuidado.

Muito se fala dos cuidados com o corpo físico. É uma grande evolução para o ser humano, pois até meio século tal conhecimento era restrito aos profissionais de saúde.

Atualmente, muitos programas de televisão e rádio, e muitas revistas de grande circulação dedicam atenção à prevenção de doenças.

Hoje já se discute em família, entre amigos, entre colegas de trabalho, o que fazer para manter o organismo em melhor funcionamento.

Alimentação saudável e exercícios físicos estão entre os mais conhecidos itens, não faltando quem tenha uma receita pronta para ensinar aos amigos.

No entanto, apesar de um maior acesso ao conhecimento, em pleno século XXI, ainda vemos grande número de doenças causadas por hábitos errados de vida e de alimentação, e aquelas causadas por vícios.

Cabe a nós, que já temos tal conhecimento, difundi-lo e levá-lo a quem não o tem.

Cabe a quem tem o conhecimento ensinar e manter uma vida saudável na família, ensinando as crianças a cuidar de seu corpo, a manter hábitos saudáveis, a se gostar de verdade, sem os artifícios da vaidade excessiva.

Cabe aos pais zelosos a orientação aos filhos adolescentes para que se alimentem sem excessos e sem privações absurdas em nome da aparência. Para que evitem as drogas, o álcool, o cigarro, as noites insones.

Sem dúvida, esses pais que guiam seus filhos na estrada da vida devem ser o exemplo daquilo que ensinam, mudando seus hábitos e, realmente, vivendo de maneira mais saudável.

Cabe aos educadores, nas escolas, ensinar e dar o exemplo, a respeito dos cuidados para com a saúde.

É responsabilidade, também, do poder público, campanhas que falem sobre a prevenção de doenças, e o acesso a exames preventivos. Mas, de nada adiantam tais medidas se cada pessoa, isoladamente, não quiser se cuidar.

* * *

Agradeçamos a Deus, diariamente, esta máquina perfeita e maravilhosa que é nosso corpo, mais precisa do que qualquer máquina que a tecnologia humana já tenha criado.

E, em agradecimento, cuidemos deste corpo, de forma a termos saúde para atingir nossos objetivos pessoais e espirituais, e para que vivamos mais tempo e com mais energia para cuidar de nossos amores.

Redação do Momento Espírita.