Gestos que salvam vidas
A chuva caía fina e gélida na tarde quieta. Longe, na estrada, um carro parou. Era pequeno e meio velho.
Um rapaz saltou, levantou o capô e se pôs a mexer em tudo que viu.
O fazendeiro, de onde estava, pensou: "coitado. Pelo jeito, não entende de mecânica."
Vestiu sua capa de chuva e caminhou até a estrada. O jovem estava muito nervoso, mexia no carro, voltava, tentava dar a partida, passava as mãos pelos cabelos.
"Quer ajuda?"
O rapaz parecia preste a chorar.
"É a bobina." - diagnosticou o fazendeiro, depois de uma boa olhada.
Buscou seu cavalo, rebocou o carro até o seu celeiro e com seu próprio carro, foi à cidade comprar uma bobina nova.
Estranhou que, ao chegar à loja, o rapaz não quisesse entrar. Deu-lhe o dinheiro necessário e disse que tinha vergonha, por estar molhado.
Algum tempo depois com o carro funcionando, pronto para partir, a esposa do fazendeiro insiste para que fique para o jantar.
Não era hábito convidar estranhos para adentrar a casa. Contudo, aquele rapaz parecia aflito, meio perdido. Poderia, talvez ser seu filho.
Ele quase não comeu. Continuava preocupado, ansioso. A chuva se fez mais forte. O casal preparou o quarto de hóspedes e pediu que ficasse.
Na manhã seguinte, suas roupas estavam secas e passadas. Ele se mostrava menos inquieto. Alimentou-se bem e despediu-se.
Quando pegou a estrada, aconteceu uma coisa estranha. Ele tomou a direção oposta da que seguia na noite anterior. Isto é, voltou para a capital.
O casal concluiu que ele se confundira na estrada.
O tempo passou. Os dias se transformaram em semanas, meses e anos. Então, chegou uma carta endereçada ao fazendeiro:
"Sr. Mcdonald,
Não imagino que o senhor se lembre do jovem a quem ajudou, anos atrás, quando o carro dele quebrou.
Imagine que, naquela noite, eu estava fugindo. Eu tinha no carro uma grande soma de dinheiro que roubara de meu patrão.
Sabia que tinha cometido um erro terrível, esquecendo os bons ensinamentos de meus pais.
Mas o senhor e sua mulher foram muito bons para mim. Naquela noite, em sua casa, comecei a ver como estava errado.
Antes de amanhecer, tomei uma decisão. No dia seguinte, voltei ao meu emprego e confessei o que fizera.
Devolvi todo o dinheiro ao meu patrão e lhe implorei perdão.
Ele podia ter me mandado para a prisão. Mas, por ser um homem bom, me devolveu o emprego. Nunca mais me desviei do bom caminho.
Estou casado. Tenho uma esposa adorável e duas lindas crianças. Trabalhei bastante.
Não sou rico, mas estou numa boa situação.
Poderia lhe recompensar generosamente pelo que o senhor fez por mim naquela noite. Mas não acredito que o senhor queira isso.
Então resolvi criar um fundo para ajudar outras pessoas que cometeram o mesmo erro que eu. Desta forma, acredito poder pagar pelo meu erro.
Que Deus o abençoe, senhor, e a sua bondosa esposa, que me ajudou ainda mais do que o senhor sabia."
Enquanto o casal lia, os olhos se encheram de lágrimas. Quando acabaram, a esposa colocou a carta sobre a mesa e citou versículos do capítulo 25 do Evangelho de Mateus:
"Era peregrino, e me recolheste. Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber.
Estava nu, e me vestistes. Estava enfermo e me visitastes. Estava no cárcere e me fostes ver.
Em verdade, todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes."
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. O visitante da noite, de Hartley F. Dailey, do livro Histórias para aquecer o coração dos pais, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jeff Aubery, Mark & Chrissy Donnely, Ed. Sextante e Evangelho de Mateus, cap. 25, vers.35, 36 e 40.
Comentários
Lopes
Gestos e atos desta natureza, faz mto bem a alma e ao
coração de qualquer ser humano.
Tânia Regina Barbosa
Diante de tantos atributos diários muitas vezes nos esquecemos o quanto é importante transmitir uma palavra amiga, um carinho, um conselho, enfim um ombro amigo, e assim o tempo passa... sem que percebamos que deixamos de fazer o bem as pessoas,e esse bem se resume em "Gestos que salvam vidas" esse gesto pode ser transmitido por um simples afago, uma amizade sincera, ou até um simples conselho que faça a diferença na vida de alguém, que nos remeta a fazer o bem sem olhar a quem e sem querer algo em troca,e esse ato se resumirá em bem para você mesmo para a sua vida e assim buscará a paz...é tão bom qd sentimos que podemos ajudar alguem...isso faz bem pra alma e traz a felicidade pra vida...
Ananito Vicente Andrade
Eu acredito que existe muitas pessoas que se desviaram do caminho reto muitas vezes por falta de um pequeno gesto nosso. Não importa que nos falte palavras bonitas, textos bíblicos memorizados para levar aos outros à refletirem - se. O que importa é ouvir mais quando a pessoa mais se sente vontade de desabafar... levar às pessoas o que tiver de mais puros em nossos corações para que lhes sirvam de alento, de consolo e de paz.
Muitas vezes um sorriso é um banho em nossas almas... e nos trazem muita paz...
josiane
Como diz aquele velho ditado,"ajude alguem sem olhar a quem",è isso mesmo que devemos fazer,ajudar sempre pois a nossa parte estaremos fazendo e quem sabe poderemos de alguma forma concientizar as pessoas de que gestos como este pode mudar qualquer pensamento ou atos errados como este que vimos .Achei lindo.
iraneide
Essa mensagem é muito emocionante.em ocasiões assim podemos demonstrar a verdadeira compaixão pelo próximo e tentar ajudálo.Confesso que fiquei muito emocinada.Obrigada!
mei
Como diz a biblia.....e ainda que tivesse toda a fé,de maneira tal que transportasse os montes,e não tivesse AMOR,nada seria...o amor é tudo!
Loid Mororó da Silva
Ao me deparar com esta mensagem, o título me chamou atenção, comecei ler "Gestos que salvam vidas" fui tocada por uma forte emoção, meus olhos se lagrimejaram, e minha Alma vibrou, pois acredito que apenas um sorriso pode mudar uma vida, e um gesto como esse mudou o destino daquele homem.
Paramos e reflitamos, se o SR. MecDonalt e sua esposa não tivesse ajudado aquele homem, o que poderia ter lhe acontecido? - Um ladrão? Talvez uma pessoa muito pior, mas um gesto de caridade mudou sua vida. Que sirva de exemplo para cada um de nós. Este gesto tão simples parece uma gota no Ocenano, mas sem este gesto o Oceano da vida seria bem menor....
fatima
Gostei muito desta mas não sei como envia-la aos meus amigos .
São
Aqui está mais uma prova de que tudo o que fazemos se reprecute até ao infinito.
Nunca devemos deixar de ter uma atitude porque pensamos que não vale a pena.
Todos os gestos contam; todas as gotas são imprescindíveis para formar o vasto oceano.
nilza
adorei as mensagens , são verdadeiro balsámos para nossa vida.
SELMA
ADOREI A MENSAGEM, SE TODOS TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE LER ESTA MENSAGEM O MUNDO SERIA DIFERENTE