Livraria 18 de Abril

Cadastre-se gratuitamente | Entrar

Escalando o céu

   

Era uma viagem de férias, mas o pai a desejara transformar em uma viagem de cultura.

Por isso, os países que seriam visitados e os locais foram devidamente selecionados.

Levava a esposa e os filhos a museus, salas de arte, bibliotecas, universidades a fim de que vissem, ao vivo, a história do homem em pinturas, livros, arquitetura.

Velhos castelos, conservados uns, somente ruínas outros, foram visitados. E o pai se esmerava em apontar detalhes, que assinalavam o esforço do homem para defender a sua casa, as suas terras, de outros homens.

Ali, o castelo feudal fora erguido em ponto estratégico, permitindo que das torres de vigia se pudesse ver muito ao longe o eventual inimigo que desejasse chegar por via fluvial.

Em outra instância, a imponente construção de pedras fora erguida exatamente em local próximo a uma imensa pedreira, facilitando a aquisição da matéria prima.

Entre as ruínas do que fora um castelo imenso, erguido bem no alto, dominando a paisagem, o destaque para a pequenina porta de madeira, quase oculta entre as folhagens: a porta da traição.

Ela fora deixada aberta para que os inimigos adentrassem e tomassem o que era considerado local inacessível.

E assim transcorria a viagem, cheia de cores, de vivacidade, história e apontamentos.

Mas depois de terem visitado antigas igrejas de extraordinária arquitetura e riqueza sem par, um dos meninos voltou-se para o pai e fez a pergunta:

Pai, por que as igrejas têm torres tão altas?

O pai parou um momento. Ele lera muito para ser o guia cultural naquelas férias. Esmerara-se em aprender sobre arquitetura, pintura, história.

Mas não se lembrava de nada ter lido a respeito. Recordou-se com rapidez da visita à igreja de Saint-Michel, no monte de mesmo nome, na Normandia.

Ali, a estátua do arcanjo São Miguel culmina na torre de 32 metros.

Rapidamente ainda rememorou outras igrejas visitadas, algumas erguidas em locais altos, privilegiados e com suas torres escalando o céu.

E estava pronto para abrir a boca e falar da arquitetura, da influência dos estilos, quando o filho menor, falou:

Ora, é simples: as igrejas têm torres pontudas para levar mais depressa as orações das pessoas até Deus. É como torre de transmissão de rádio.

* * *

Resposta simples de alguém que lembrou que os templos visitados, muito antes da riqueza arquitetônica, dos arabescos, dos estilos dessa ou daquela época, são locais de oração.

Templos que o homem ergueu, através dos tempos, em todas as épocas, no intuito de ter um local para falar com Deus.

Um abrigo, um refúgio para dialogar com a Divindade.

E se Jesus ensinou que o templo devia ser o do coração e o altar o da consciência de cada um para o diálogo com o Pai de todos nós, justo é perceber que o homem sempre buscou esse contato com o Criador.

Assim, utilizemos nossa mente e coração para erguer torres que atravessem os céus pelos poemas da oração.

Essas torres, com certeza, serão inigualáveis em altura porque os versos viajarão pelas antenas do pensamento até o Pai amoroso e bom de toda a Humanidade

Redação do Momento Espírita.