Livraria 18 de Abril

Cadastre-se gratuitamente | Entrar

A oportunidade que se perdeu

   

"A oportunidade que se perdeu" é o título de um recente artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, publicado em um periódico de grande circulação nacional.

O ensaio versa sobre como está o mundo depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, e apresenta uma visão muito interessante que se inicia através das seguintes palavras:

"As mortes, a dor, o medo e o luto não esgotam o assunto. Não bastasse isso, não bastasse a barbárie levada a limites impensáveis, o 11 de setembro deixou outro legado desastroso: o da oportunidade perdida."

No dia 12 de setembro de 2001, junto com o pânico, com o choro, com os trabalhos de resgate entre os escombros das torres gêmeas raiava uma esperança.

Aquele terrível evento poderia ser o ponto de partida para um mundo mais amigo.

Era hora de agir em favor de um mundo menos conflitante e menos injusto. De congregar as nações em busca de soluções que tornassem o planeta terra um lugar menos perigoso de se viver."

E assim o autor continua lembrando tudo que já poderia estar diferente no mundo e ainda não está, por que muitos líderes não perceberam que uma grande oportunidade estava sendo concedida a terra: a de recomeçar.

A transformação do mundo passa primeiro pela nossa própria reforma.

Esta é uma lição que podemos aplicar também em nossas vidas pessoais, através de uma visão diferente sobre o sofrimento que nos alcança.

Toda dor que surge em nossa vida é uma oportunidade grandiosa que recebemos.

A oportunidade de amadurecer, de crescer, de reescrever nossas histórias, de recomeçar.

Imaginemos que a vida está nos dizendo: pare um pouco; pense; reflita; recomece.

Um acontecimento desagradável; um flagelo destruidor; uma enfermidade; a partida de alguém; são chances que a vida nos dá para aprender lições preciosas.

Aquele de nós que tivesse o equilíbrio de perguntar: o que a vida está tentando me ensinar? Quando atingido por qualquer tipo de sofrimento, e conseguisse perceber as razões profundas destas experiências, passaria a viver sem medos, e com uma consciência espiritual fabulosa sobre as coisas deste mundo.

A revolta, a indignação e a vingança, apenas complicam o problema, enquanto a compreensão e a resignação colocam-nos no caminho de resolvê-lo por completo.

***

A vida está nos dando oportunidades constantemente.

Será extremamente sábio aquele que conseguir perceber esses convites, essas lições, e extrair delas as forças para as mudanças necessárias.

E essas lições vêm de todos os lados. Pode ser num encontro casual na via pública; numa frase que lemos num painel de propaganda; num comercial de tv; num livro; num filme; em uma palestra edificante.

Quando algo lhe surpreender em seus dias procure para e pensar e se perguntar: o que a vida está tentando me ensinar?

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em artigo de Roberto Pompeu de Toledo, revista Veja, 18 de setembro de 2002.