A canção da sobrevivência

Momento de Reflexão - reflexao.com.br

Existem pessoas que reclamam condições para a realização de tarefas. Há as que se desculpam por não mais terem progredido, galgado altos degraus porque lhes faltaram melhores oportunidades.

Entretanto, a engenhosidade humana não tem limites e quando o Espírito deseja, concretiza seus anseios, embora os embates de fora, as agressões, as adversidades.

Durante a Segunda Guerra Mundial, num imundo campo de concentração em Sumatra, um bando de mulheres magras e desnutridas foram se sentindo sempre mais fracas.

Até que idealizaram algo que as pudesse aliviar da tortura do aprisionamento e das péssimas condições de alimentação e higiene.

Foi em dezembro de 1943 que as prisioneiras principiaram a serem avisadas que suas colegas promoveriam um concerto.

Ao ar livre, em um espaço cercado, a multidão de crianças e mulheres se apinhou.

Alguém escreveu no chão sujo: orquestra.

As participantes foram entrando, uma após a outra, cada qual portando um banquinho e algumas folhas de papel.

Nenhum instrumento à vista. Estranha orquestra. Seria uma brincadeira engendrada pelos guardas brutais, com o fim único de abater o ânimo, já tão escasso daqueles seres sofridos?

Então, uma missionária presbiteriana, magra, de grossas lentes destacou-se do grupo miserável de vestidos remendados e gastos, de pés descalços, cabeças raspadas e ataduras nas pernas e nos pés, para cobrir as feridas.

Sua voz soou clara, como um arauto de boas novas: Esta noite vocês ouvirão um coro de vozes femininas produzindo música, geralmente executada por orquestras.

Fechem os olhos, imaginem-se num teatro imponente e ouçam a música imortal.

As prisioneiras passaram a imitar o som da orquestra. Num crescendo, as sinfonias invadiram o pavilhão.

Pelas mentes cansadas das mulheres que ouviam, as imagens se sucediam como por encanto. A Pastoral do Messias do compositor Handel evocou o Natal, um prelúdio do polonês Chopin reavivou lembranças de um amor que um dia existira na fase do namoro e do casamento de muitas delas.

O som de violinos podia ser ouvido. Em certo momento, o guarda de baioneta no rifle, furioso, investiu contra o grupo.

No exato momento, o coro atingiu o auge de sua apresentação e ele permaneceu imóvel, como que hipnotizado pelos acordes vocais.

Por mais três ou quatro vezes, o coro fez concertos. A música lhes renovava as esperanças e o sentido de dignidade humana.

Quando cantavam, esqueciam que se encontravam num campo de concentração, entre ratos e mau cheiro.

Suas almas alçavam o vôo da liberdade e em suas asas conduziam as companheiras.

Além das cercas, dos maus tratos elas andavam nos campos, aspiravam o perfume das flores, adentravam salões de festa, teatros e participavam do grandioso concerto.

Seu canto as levava para muito além dos muros, da miséria e do desamor.

* * *

Você tem na garganta uma flauta mágica, disposta por Deus, para a modulação da canção da paz.

Use-a, todos os dias, para executar a sinfonia da esperança aos ouvidos dos aflitos e ciciar doces melodias para os corações em desesperança.

Una-se a outras vozes e à orquestra divina que se chama amor.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Canção da sobrevivência, da Revista Seleções do Reader´s Digest, de fevereiro de 1998.