Livraria 18 de Abril

Cadastre-se gratuitamente | Entrar

Sem temor

   

Os dias atuais, em nossa sociedade, vêm se mostrando desafiadores, para cada um de nós.

Nunca antes o homem teve tantos recursos e facilidades tecnológicas. As ciências avançam a passos largos.

Comunicamo-nos com qualquer parte do planeta em segundos. Procedimentos médicos, antes qualificados como impossíveis, se fazem corriqueiros. E o microuniverso dos cromossomos assim como o macrouniveso das galáxias vai sendo descoberto.

Em paralelo, por mais contraditório que pareça, o homem sofre com dramas milenares, que ainda não conseguiu superar.

Na mesma sociedade em que convivem almas nobres, acotovelam-se outras com instintos bárbaros e primitivos. Enquanto uns labutam pelo progresso da sociedade, outros chafurdam na mesquinhez e no egoísmo, criando dificuldades onde passam.

Mas é natural toda essa aparente desordem. Convivemos, todos nós reencarnados na Terra, porque ainda temos o que aprender uns com os outros.

Deus, ao nos enviar para renascer neste planeta, sabe ser ele o melhor ambiente para nosso aprendizado. Enquanto houver lições a se aprender aqui, aqui estaremos matriculados no processo de renascer e progredir.

Assim, não há porque temer os dias que se apresentam. Muito embora os noticiários se mostrem assustadores, as manchetes dos jornais sucedam-se nos escândalos e nos dramas, tudo isso está sob o auspício de Deus.

O medo do que poderá nos acontecer deve ser substituído pela crença em Deus como provedor de todos nós, quando entendemos que sob os Seus cuidados estão todos os fatos do nosso dia a dia.

Ninguém sofre por obra do acaso, nem podemos nos colocar na situação de vítima de uma sociedade em desequilíbrio.

O que nos ocorre hoje, muitas vezes, tem suas origens no nosso passado de Espíritos imortais. Ao retornar às paragens terrenas, nos encontramos sob as dificuldades plantadas no pretérito, com colheita obrigatória no agora.

Portanto, não nos deixemos levar por qualquer onda de pessimismo, medo ou fobia que grassa pelas esquinas da vida.

Reflitamos, de maneira madura, de que, até os fios de nossos cabelos estão contados, e nenhuma folha cai de uma árvore sem a vontade do Pai, como nos ensinou Jesus.

Assim, os nossos dias também estão sob os Seus cuidados de Pai amoroso.

* * *

Se a vida nos oferecer desafios difíceis a enfrentar, encaremo-los como oportunidade de resgate da nossa própria história, como chance de quitar débitos perante a contabilidade Divina.

Crer que nada nos ocorre ao acaso é ferramenta de fé para enfrentar dias difíceis e desafiadores.

Não há o que temer. Sejamos prudentes, cuidadosos, mas sem resvalar em fobias e medos em nosso coração, lugar de onde a fé não deve se ausentar.

Redação do Momento Espírita.