Momento de Reflexão
← Mensagens

A força da equipe

Você se considera um bom membro de equipe?

Na história da Humanidade, nunca se enfatizou tanto a importância do trabalho em equipe como nos dias atuais.

A prática tem comprovado que o trabalho em equipe funciona. Não é outra a razão que leva um empresário a investir em cursos de burilamento para consolidar equipes eficientes e bem preparadas.

Todavia, para que haja um bom resultado no trabalho de equipe, é preciso mudanças na intimidade do indivíduo que a compõe, de modo a melhorar a sua atuação, já que a equipe é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros.

Assim sendo, cabe a cada criatura, a busca do aperfeiçoamento individual, investindo em si mesmo para que possa ser um elemento útil no conjunto.

Há algum tempo, valorizava-se muito a competência específica de cada um em particular, sem atentar para sua atuação dentro da equipe.

Hoje em dia, entretanto, não basta ser um membro eficaz, é preciso ser um membro eficaz dentro da equipe. Em outras palavras, é preciso que se leve em conta os objetivos comuns do conjunto.

Um jogador de basquete, por exemplo, pode ser muito bom nas jogadas individuais, mas, se não joga bem com o time, certamente o técnico escolherá outro menos eficiente que saiba dividir o jogo com o resto da equipe.

Assim, cada indivíduo é uma engrenagem inteligente dentro do conjunto de realizações. Cada qual é peça importante para que se atinjam os objetivos estabelecidos pela equipe.

Na construção de um edifício, todos têm que executar a sua parcela com muita responsabilidade e competência para que não resultem danos à obra.

Desde o engenheiro, o arquiteto, o mestre de obras e o mais humilde pedreiro são importantes para se atingir um bom resultado no final da construção.

Um tijolo mal colocado, uma viga malfeita, a massa mal preparada, um pequeno buraco deixado por descuido, podem ocasionar, ao longo do tempo, o desmoronamento do edifício.

A vida em sociedade é Lei Divina. É por essa razão que até os animais buscam agregar-se para atingir os objetivos de sobrevivência. Geralmente, caçam em bandos, voam em bandos, organizam verdadeiras colônias, onde cada um exerce função específica dentro das necessidades comuns.

Mais uma vez Jesus Se antecipou nos Seus ensinos, falando-nos do feixe de varas.

Um feixe de varas é uma equipe coesa e homogênea. O que não quer dizer varas idênticas, mas unidas entre si.

As varas possuem suas características individuais, e, ajustadas umas às outras tornam o feixe tão resistente que ninguém as pode quebrar. E se uma delas é retirada, todo o conjunto se desequilibra.

Uma vez mais temos que reconhecer a sabedoria do Homem de Nazaré, pois quanto mais conhecemos os Seus ensinamentos, mais evidente se torna a Sua grandeza.

* * *

Se você quer realmente crescer, é preciso permitir que outros cresçam com você para lhe dar sustentação.

Quando uma pessoa cai, muitos caem com ela. Mas quando alguém se levanta muitos se levantam também.

Redação do Momento Espírita. Disponível no livro Momento Espírita, v. 1, ed. Fep.

Entre para compartilhar

Comentários

Entre para comentar

Marlene

Deus é infinitamente bom!
Honras e glórias sejam dadas a ELE!
Esta mensagem chegou numa hora mais que oportuna.
Um amigo, Pedreiro, que está cheio de dívidas, desesperado, pois trabalha de biscastes, pode ter a grande chance de sua vida amanhã.
Alguns minutos antes de ligar o computador, recebi um telefonema de uma empresa o chamando para uma entrevista amanhã.
Fiz várias inscrições para ele pelo pc e esta foi a única empresa que se comunicou.
Aí, li esta mensagem, onde um dos exemplos citados é a de um Pedreiro!!!
Creio que não é por acaso e sim a providência de Deus que chegou para este meu amigo que sofre, por não ter tido antes uma única oportunidade de assinarem a sua carteira de trabalho.
Espero que seus familiares consigam localizá-lo, para dar a ele esta abençoada notícia a tempo.
Obrigada à todos vocês por mandarem sempre tão lindas mensagens para tocar o nosso coração.
Deus continue iluminando vocês para sempre.
Paz e Bem!
Marlene

Veranúbia Castro de Souza

Qdo eu, meu marido e meu filho Gustavo (tinha 5 anos), assistiamos a TV e tomavámos um café, o plantão do Jornal Nacional (aquela musiquinha de tragédia) interrompe o programa e anuncia:
- Morre o ator Christopher Reeve, o Superman!!! (e contou uma pequena história) Christopher Reeve, lutava pela vida após cair de um cavalo e ficar tetraplégico.........
Meu filho, estático ao ouvir a notícia, olha para mim e com os olhos cheios de lágrimas (e seu coração contrito), me pergunta com sua vozinha trêmula:
- Mamãe... porque ele não voou???
Quase choro com ele!